Tradutor

JEJUM

Jejum – Disciplina Espiritual


Soraya Junker

O jejum é uma disposição espiritual de se fortalecer, na anulação da carne e seus prazeres, e deve estar associado ao desejo interior de crescer ”buscando as coisas do alto, pensando nas coisas do alto

(Cl.3.1 e 2...)

Se o jejum, como qualquer outra disciplina espiritual, não for interiorizada como exercício de vida prática da fé, será mais uma ação legalista sem valor espiritual.

 JEJUM – do grego: “Cobrir a boca”; do hebraico: “abstinência voluntária de alimento”. 

Jejuar é: Num sentido mais amplo, abster-se de alguma coisa; Abstinência voluntária de alimentos com finalidades espirituais; Uma expectativa de Jesus. Ele disse: “Quando jejuardes...” (Mt.6.16), não deveis jejuar, como que estabelecendo a obrigatoriedade; nem se jejuardes, mas, quando, dando a entender que Ele aguarda que isso aconteça.

 

No sermão do monte Jesus instruiu acerca da oração, do jejum e do dar. Entendemos que os ensinamentos do Senhor Jesus baseiam a prática da vida cristã. Não abrimos mão do dar nem do orar, porque faze-lo acerca do jejum?

João Wesley disse: “Algumas pessoas têm exaltado o jejum religioso observando-o além das escrituras e da razão, e outros o têm menosprezado por completo”. 

E continuou: “primeiro seja ele (o jejum) feito para o Senhor, com nosso olhar fixado unicamente nele. Que nossa intenção aí seja esta, e somente esta, de glorificar nosso Pai que está no céu”.

1º EXERCÍCIO – Jejum parcial – abstinência de certos alimentos á semelhança de Daniel e seus amigos. Alimentar-se por um tempo determinado só de legumes, frutas e água;

2º EXERCÍCIO – Jejum de brechas – divida o tempo reservado pra jejum entre os participantes. Cada participante abre mão de uma refeição (café, almoço ou jantar). 

3º EXERCÍCIO – Jejum normal – abstinência de alimentos (não de água). 

4º EXERCÍCIO – alimentar-se à base de pão e água por um determinado tempo. 

Nos exemplos bíblicos vemos que o jejum pode durar de uma noite (Dn.6.18) a quarenta dias (Dt.9.18).

 “ ... dias virão , porém , em que lhes será tirado o noivo ; nesses dias , sim hão de JEJUAR”. Mc. 2.18-20 

Temos nos detido um pouco na questão do JEJUM , para que possamos nos exercitar nesta prática com conhecimento e entendimento. Desta vez quero citar-lhes os tipos e a duração dos jejuns citados na Palavra 

1 -  TIPOS DE JEJUM 

JEJUM NORMAL – Abstinência de alimento, mas não de água – o JEJUM feito por Jesus – “ .. depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites teve fome. Mt.4.1 e 2 . 

JEJUM ABSOLUTO – Abstinência de alimento e água. Duração de 3 dias no máximo- “ esteve 3 dias sem ver durante os quais nada bebeu . At. 9.9

JEJUM SOBRENATURAL – 40 dias sem comer e sem beber -  Moisés no monte – “ fiquei no monte 40 dias e 40 noites , não comi nem bebi água . “ Dt. 9.9. 

JEJUM PARCIAL – Abstinência de certos alimentos, ou ingestão de um único tipo – Daniel-  “ ... manjar desejável não comi , nem carne , nem vinho entraram na minha boca... Dn.10.2-3

 

DURAÇÃO DO JEJUM

 

UMA NOITE – Dario , quando Daniel foi lançado na cova dos leões – “ então o rei se dirigiu para o seu palácio , passou a noite em jejum ... Dn.6.18 

UM DIA – Esdras com o povo, junto ao rio Aava, na Babilônia, antes do seu regresso – “então, apregoei ali um jejum... para nos humilharmos ao Senhor nosso Deus... nós, pois jejuamos...” Esdras 8.21-23. 

TRES DIAS – Ester e os judeus em Susã, diante do decerto de Hamã – “em todas as províncias... havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação... Ester 4.3 . 

VINTE E UM DIAS – Daniel orando e clamando pelo seu povo – “ ... manjar desejável não comi , nem carne , nem vinho entraram na minha boca... Dn.10.2-3 . 

QUARENTA DIAS – Moisés no monte, por duas vezes, recebendo as tábuas – “ prostrado estive diante do Senhor , como dantes, 40 dias e 40 noites; não comi pão nem bebi água ... Dt.9.18

 

FORMAS DE JEJUM 

  • Coletivo e Público – Levítico 23.27; Jonas 3.6-7.
  • Involuntário ou Convocado – Mateus 15.32; Esdras 8.21-23.
  • Emergencial e Privado – Josué 7.10-12; Daniel 9.2-3; Mateus 6.16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pregador Civilizado - Leonard Ravenhill

R.C.Sproul

UM CHAMADO À ANGUSTIA - DAVID WILKERSON

Judson Oliveira