Jejum – Disciplina Espiritual
Soraya Junker
O jejum é uma disposição espiritual de se fortalecer, na anulação da carne e seus prazeres, e deve estar associado ao desejo interior de crescer ”buscando as coisas do alto, pensando nas coisas do alto”
(Cl.3.1 e 2...)
Se o jejum, como qualquer outra disciplina espiritual, não for interiorizada como exercício de vida prática da fé, será mais uma ação legalista sem valor espiritual.
Jejuar é: Num sentido mais amplo, abster-se de alguma coisa; Abstinência voluntária de alimentos com finalidades espirituais; Uma expectativa de Jesus. Ele disse: “Quando jejuardes...” (Mt.6.16), não deveis jejuar, como que estabelecendo a obrigatoriedade; nem se jejuardes, mas, quando, dando a entender que Ele aguarda que isso aconteça.
No sermão do monte Jesus instruiu acerca da oração, do jejum e do dar. Entendemos que os ensinamentos do Senhor Jesus baseiam a prática da vida cristã. Não abrimos mão do dar nem do orar, porque faze-lo acerca do jejum?
João Wesley disse: “Algumas pessoas têm exaltado o jejum religioso observando-o além das escrituras e da razão, e outros o têm menosprezado por completo”.
E continuou: “primeiro seja ele (o jejum) feito para o Senhor, com nosso olhar fixado unicamente nele. Que nossa intenção aí seja esta, e somente esta, de glorificar nosso Pai que está no céu”.
1º EXERCÍCIO – Jejum parcial – abstinência de certos alimentos á semelhança de Daniel e seus amigos. Alimentar-se por um tempo determinado só de legumes, frutas e água;
2º EXERCÍCIO – Jejum de brechas – divida o tempo reservado pra jejum entre os participantes. Cada participante abre mão de uma refeição (café, almoço ou jantar).
3º EXERCÍCIO – Jejum normal – abstinência de alimentos (não de água).
4º EXERCÍCIO – alimentar-se à base de pão e água por um determinado tempo.
Nos exemplos bíblicos vemos que o jejum pode durar de uma noite (Dn.6.18) a quarenta dias (Dt.9.18).
“ ... dias virão , porém , em que lhes será tirado o noivo ; nesses dias , sim hão de JEJUAR”. Mc. 2.18-20
Temos nos detido um pouco na questão do JEJUM , para que possamos nos exercitar nesta prática com conhecimento e entendimento. Desta vez quero citar-lhes os tipos e a duração dos jejuns citados na Palavra
1 - TIPOS DE JEJUM
JEJUM NORMAL – Abstinência de alimento, mas não de água – o JEJUM feito por Jesus – “ .. depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites teve fome. Mt.4.1 e 2 .
JEJUM ABSOLUTO – Abstinência de alimento e água. Duração de 3 dias no máximo- “ esteve 3 dias sem ver durante os quais nada bebeu . At. 9.9
JEJUM SOBRENATURAL – 40 dias sem comer e sem beber - Moisés no monte – “ fiquei no monte 40 dias e 40 noites , não comi nem bebi água . “ Dt. 9.9.
JEJUM PARCIAL – Abstinência de certos alimentos, ou ingestão de um único tipo – Daniel- “ ... manjar desejável não comi , nem carne , nem vinho entraram na minha boca... Dn.10.2-3
DURAÇÃO DO JEJUM
UMA NOITE – Dario , quando Daniel foi lançado na cova dos leões – “ então o rei se dirigiu para o seu palácio , passou a noite em jejum ... Dn.6.18
UM DIA – Esdras com o povo, junto ao rio Aava, na Babilônia, antes do seu regresso – “então, apregoei ali um jejum... para nos humilharmos ao Senhor nosso Deus... nós, pois jejuamos...” Esdras 8.21-23.
TRES DIAS – Ester e os judeus em Susã, diante do decerto de Hamã – “em todas as províncias... havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação... Ester 4.3 .
VINTE E UM DIAS – Daniel orando e clamando pelo seu povo – “ ... manjar desejável não comi , nem carne , nem vinho entraram na minha boca... Dn.10.2-3 .
QUARENTA DIAS – Moisés no monte, por duas vezes, recebendo as tábuas – “ prostrado estive diante do Senhor , como dantes, 40 dias e 40 noites; não comi pão nem bebi água ... Dt.9.18
FORMAS DE JEJUM
- Coletivo e Público – Levítico 23.27; Jonas 3.6-7.
- Involuntário ou Convocado – Mateus 15.32; Esdras 8.21-23.
- Emergencial e Privado – Josué 7.10-12; Daniel 9.2-3; Mateus 6.16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário